Quando ir ao mastologista?
- Pollyanna Dornelas

- 22 de jun. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 14 de ago. de 2021

O médico mastologista atua na prevenção, no diagnóstico e no tratamento das doenças relacionadas às mamas, tanto o câncer de mama quanto as doenças benignas.
Na consulta, o mastologista investiga a presença de fatores de risco relacionados ao câncer de mama, estima o risco individual da paciente, propõe estratégias para prevenção do câncer de mama e traça planos para o melhor rastreamento mamário.
Na presença de alguma alteração, o mastologista avalia a necessidade de punções e biópsias mamárias ou seguimento das alterações. Ele é também o médico responsável pelo tratamento cirúrgico do câncer de mama e da reconstrução mamária, quando necessária.
Portanto, é necessário ir ao mastologista nas seguintes situações:
- Ao notar qualquer alteração nas mamas e axilas, por exemplo : nódulo, endurecimento, descarga mamilar, mudança de cor e aspecto da pele ou do mamilo, ulcerações, etc . Nesses casos, será realizado o exame clínico e se necessário, será indicado o método de imagem mais apropriado para a avaliação e eventualmente será necessária a realização de uma biópsia.
- Presença de dor frequente nas mamas;
- Coceira nas mamas e/ou mamilos;
- Ao completar 30 anos de idade, para calcular o seu risco de câncer de mama;
- Após os 40 anos de idade para realizar o rastreamento mamário;
- Caso haja histórico familiar de câncer de mama e/ou ovário, para que seja realizada uma avaliação de risco, indicando-se a melhor estratégia de acompanhamento ou cirurgia redutora de risco;
- Em casos de exames de rastreamento (mamografia, ecografia ou ressonância magnética) cujo resultado seja BI-RADS 0, 3, 4 ou 5.




Comentários